Vedações de Haste e Êmbolo

As vedações de Haste e de Êmbolo são muito utilizadas em sistemas hidráulicos e Pneumáticos, em especial nos cilindros.

Os cilindros, são conhecidos também por atuadores, são utilizados para aplicar uma força através de um percurso linear, são compostos basicamente por cinco (5) partes, 2 tampas, uma camisa (tubo cilíndrico), um êmbolo e uma haste, que é conectada ao êmbolo.

A seguir falaremos sobre a diferença entre as vedações de êmbolo e haste e suas respectivas características.

O que é vedação de Êmbolo?

A vedação de êmbolo é também conhecida como “Vedação de Pistão”, tem como principal função evitar que fluídos passem pelo êmbolo até o outro lado da câmara, no momento em que o cilindro é pressurizado.

As vedações de Êmbolo (Pistão) evitam o fluxo de fluido através da folga diametral (Diferença do diâmetro da camisa para o diâmetro do êmbolo), isto permite um aumento de pressão em um dos lados do êmbolo, fazendo com que o cilindro se estenda (avance) ou se retraia.

Vedação de Êmbolo – Simples ação x Dupla ação

Você irá encontrar vedações de êmbolo para sistemas de simples ação e para sistemas de dupla ação, mas você sabe qual a diferença?

Na vedação de simples ação a pressão no cilindro é só de um lado do êmbolo, para retornar usa sistema de molas ou ação da gravidade.Já na vedação de dupla ação, recebe pressão dos dois lados do êmbolo.

Tipos e Perfis de vedação de Êmbolo

Existem vários tipos de vedações de êmbolo, para diferentes tipos de aplicações, segue abaixo alguns exemplos.

Gaxetas:

Alguns dos perfis mais utilizados são:

Anéis guias:

Alguns dos perfis mais utilizados são:

OBS: Em cortes de 45°, reto ou em corte Z.

Vedações de êmbolo bidirecionais:

Conjunto de Gaxetas (Chevron):

Anéis o-ring:

São vedações estáticas, muito versáteis. Evita-se o uso em sistemas com movimento dinâmico. São utilizados na haste e no êmbolo como energizadores em conjunto de vedações.

Compostos/Materiais mais utilizadas na fabricação de Vedações de Êmbolo

As vedações de êmbolo, tanto de simples quanto de dupla ação, podem ser fabricadas a partir de diferentes matérias-primas, de acordo com a necessidade do sistema e condição de trabalho.

Os principais materiais/compostos utilizados são os seguintes:

  • Poliuretano (PU)
  • Poliacetal (POM)
  • Borracha Nitrílica (NBR)
  • Politetrafluoroetileno (PTFE) Puro e com cargas de Bronze (40%), Grafite (15 Fibra de vidro + 5% de Molibdênio) ou Carbono (25%)
  • Borracha Fluorada (FPM/Viton)
  • EPDM
  • Silicone
  • UHMW
  • PU Petrol

Principais aplicações das vedações de Êmbolo

Sistemas hidráulicos e pneumáticos requerem a presença de vedação para êmbolo, assim como qualquer outro equipamento que possua um pistão. Você irá encontrar este tipo de vedação na indústria petrolífera, siderúrgica, hidrelétrica, cimenteira, metalúrgica, entre muitas outras.

Para exemplificar, guindastes, prensas hidráulicas, equipamentos de extrusão de alumínio e máquinas de injeção plástica, são alguns mecanismos que possuem vedação de êmbolo em seus sistemas.

O que é vedação de Haste?

As vedações de haste mantêm contato de vedação em movimento deslizante entre a tampa do cilindro e a haste do pistão. Muito utilizadas em cilindros hidráulicos para vedação de fluidos, elas possuem uma funcionalidade sensível, porque se ocorrer vazamentos externamente, podem contaminar o ambiente circulante.

Vedação de Haste – Simples ação:

Nas vedações de haste existem somente simples ação, diferente das vedações de êmbolo que podem ser de simples e dupla ação.

Tipos e Perfis de vedação de Haste

Existem vários tipos de vedações de Haste, para diferentes tipos de aplicações, segue abaixo alguns exemplos.

Gaxetas:

Alguns dos perfis mais utilizados são:

Raspadores:

Perfis mais utilizados são:

Sem alma metálica

Com alma metálica

Anéis guias:

São os mesmos perfis/tipos que as vedações de êmbolo, com cortes de 45°, reto ou em corte Z.

Conjunto de gaxetas (Chevron) para Haste:

Outros perfis de vedação de Haste:

Compostos/materiais mais utilizadas na fabricação de Vedações de Haste:

Os materiais/compostos utilizados para fabricação de vedações de haste são exatamente os mesmos que as vedações de êmbolo.

Podemos utilizar as vedações de êmbolo para vedar a haste ou vice e versa?

Podemos, mas não todos os perfis, somente alguns vedantes. Tem Perfis que podemos utilizar tanto para vedar a haste quanto para vedar o êmbolo, pois são compactados, esses vedantes são conhecidos como vedações simétricas. Agora, se for utilizar uma vedação de haste para vedar o êmbolo (ou vice e versa) e não for uma vedação simétrica, com certeza apresentará algum problema de vazamento.

O que são vedações simétricas?

São vedações que podem ser utilizadas tanto para vedar a haste quanto para vedar o êmbolo (Pistão), são compatíveis, porém não são recomendados quando a vedação precisar de um esforço maior em algum dos lábios.

A CGL Casa das Gaxetas é especializada em vedações industriais, está no mercado desde 1976. Unidade industrial com alta tecnologia e certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.

Compartilhar:
WhatsApp - Casa das Gaxetas