Gaxetas e a importância da vedação industrial

Dentro da indústria, a vedação industrial possui um papel significativo para o bom funcionamento dos sistemas, por isso hoje, trouxemos alguns pontos interessantes sobre este processo, bem como sobre as gaxetas, uma peça usual dentro da vedação industrial.

Mas afinal, o que é vedação industrial, e qual a sua importância?

A vedação industrial pode ser desempenhada por diferentes produtos, os quais possuem como função vedar um sistema, ou seja, evitar que ocorra vazamentos de fluídos dentro de um sistema industrial.

Esses possíveis vazamentos que as vedações barram, podem ocorrer tanto do meio externo para interno, quanto o inverso, do meio interno para o externo.

Na primeira situação, a vedação industrial previne a contaminação do sistema de uma máquina, por conta de fluidos externos, sejam estes líquidos, gasosos ou sólidos.

Já na segunda situação, a vedação industrial auxilia no combate à contaminação do meio ambiente, independente do estado físico dos fluidos.

Outra vantagem de uma vedação industrial eficiente, é manter o bom funcionamento dos equipamentos, evitando desgastes e danos, que podem gerar custos adicionais às empresas, bem como uma queda na produtividade por máquina parada em manutenção.

E para quem acha que uma vedação industrial está limitada para sistemas fixos dentro de uma fábrica, se engana, pois é possível encontrar este tipo de vedação em diferentes máquinas, dos mais distintos segmentos, tais como químico, petrolífero, automobilístico e até mesmo alimentício.

Tipos de vedações industriais

São inúmeros os tipos de vedação industrial disponíveis no mercado, dentre eles podemos citar os seguintes, que são os mais usuais:
– Gaxetas; – Juntas
– Anéis de O’ring; – Anéis Guia
– Retentores; – Selos Mecânicos
– Raspadores; – Gaxetas Trançadas

O que é e para que serve uma gaxeta na vedação industrial?

A gaxeta é uma espécie de anel, normalmente fabricado a partir de um elastômero ou termoplástico, que possui um ou mais lábios flexíveis, e é utilizado na vedação industrial de diferentes sistemas na indústria.

Uma gaxeta é utilizada comumente na vedação entre duas peças, e também pode ser denominada de vedação automática, pois é capaz de vedar através da sua própria pressão, contra às peças.

vedação industrial

Esta peça pode ser fabricada a partir de diferentes materiais, tais como Viton, NBR, Poliuretano, Chevron, Silicone entre outros.

Este elemento de vedação industrial possui diferentes vantagens, tais como:
– Baixo custo;
– Versatilidade, pois pode ser utilizado em sistemas com baixa ou alta pressão, bem como em sistemas estáticos ou dinâmicos;
– Possui fácil instalação;
– Alta disponibilidade.

Benefícios das gaxetas para vedações industriais

Resistência química

As gaxetas podem ser utilizadas em algumas instalações químicas, pois são compatíveis com ácidos e álcalis. As gaxetas são comumente usadas em tubos de drenagem como selante para a transferência de vários líquidos.

Evite vazamentos

Um dos benefícios mais importantes de utilizar nossas gaxetas para vedação industrial é que ela evita vazamentos, pois a gaxeta é um pedaço de material que preenche a lacuna entre duas superfícies.

Ela conecta as peças da máquina para reduzir o atrito. As gaxetas protegem as máquinas do desgaste, permitindo que sejam utilizadas com total segurança.

Suporta altas temperaturas

Muitas indústrias utilizam as gaxetas de vedação, incluindo petroquímica, água, gás e medicamentos. Componentes quimicamente resistentes à temperatura são essenciais nesses setores. Algumas gaxetas, por exemplo, pode suportar temperaturas de até 1000°C. 

Segurança

As gaxetas desempenham um papel crucial para garantir a segurança de um sistema e são feitas para reagir a qualquer aumento de pressão. 

Você pode acabar com um tubo rompido ou talvez uma explosão se não usar uma gaxeta de borracha, e é fundamental selecionar a gaxeta correta para a aplicação. 

Pressão

Você deve verificar as pressões mínimas e máximas necessárias para aplicar a pressão da gaxeta. A dureza da junta de borracha muda com a pressão necessária para fornecer o desempenho mais notável como um bom selante.

Força

As gaxetas têm alta resistência à tração e excelentes qualidades físicas. Além disso, dependendo do ciclo de vida e do uso da gaxeta, a resistência ao desgaste das versões de borracha garante uma vida útil mais longa do produto.

Muitos tipos diferentes

Há tantos tipos diferentes de gaxetas para escolher. Cada um tem propriedades e vantagens diferentes. É importante escolher uma junta adequada às suas necessidades. Alguns dos principais tipos de junta incluem:

Gaxetas Metálicas e Semi-Metálicas: Estas gaxetas são adequadas para temperaturas de até 1000°C a grandes pressões. Um dos principais tipos de gaxeta industrial é a espiralada. Essas gaxetas são robustas e, portanto, úteis para evitar o mau funcionamento do equipamento.

Gaxetas de borracha: Estas gaxetas são úteis para vedação de baixa pressão. As vedações de borracha são facilmente compressíveis e úteis para vários líquidos e gases. Essas gaxetas oferecem uma faixa de temperatura de cerca de 70° até + 250° C.

Existem muitos outros tipos de juntas, incluindo fibra sem amianto comprimida, gaxetas de plástico e gaxetas de PTFE.

Múltiplos usos 

As gaxetas não são apenas úteis para vedação industrial, elas também têm uma variedade de outros usos. Por exemplo, as gaxetas podem ser usadas para redução de ruído, embalagem ou antivibração. Com essa versatilidade, as gaxetas podem suportar muitas operações diferentes.

As gaxetas são usadas em muitas indústrias diferentes e adequadas para muitos tipos de máquinas. A gaxeta que você usa dependerá de sua aplicação e dos recursos necessários.

Aqui na casa das gaxetas você encontra uma linha completa de produtos para vedação industrial, incluindo as usuais gaxetas. Confira o nosso site clicando aqui.

CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedação industrial, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.

Compartilhar:
WhatsApp - Casa das Gaxetas