Os anéis o’rings são os elementos de vedação mais versáteis do mercado, por isso hoje, trouxemos alguns pontos importantes para que você saiba um pouco mais sobre este produto.
Vantagens do anel o’ring
Este dispositivo de vedação conta com inúmeras vantagens, e entre elas podemos citar as seguintes:
- Custo acessível;
- Tem uma vida útil razoável;
- Pode ser utilizado em sistemas hidráulicos e pneumáticos;
- Pode ser submetido a diferentes pressões, positivas ou negativas (vácuo);
- É fabricado em diferentes tipos de materiais (compostos);
- Pode ser fabricado em diferentes tamanhos, tudo de acordo com a necessidade do cliente;
- Quando ocorrem falhas no dispositivo, são de fácil identificação;
- Montagem simples;
Aplicações do anel o’ring
O anel o’ring é muito utilizado em sistemas estáticos, evita-se a utilização em vedações dinâmicas, mas até podem ser utilizados como energizador de vedação de haste e de êmbolo.
Outro ponto que deve ser analisado para vedação num sistema dinâmico, é a superfície de apoio do anel, para que não haja desgaste prematuro, bem como para que não haja danos à estrutura da máquina.
Variações do modelo
Você também irá encontrar algumas variações do tradicional modelo o’ring, como o x-ring.
O x-ring possui formato diferente, não circular, e conta com quatro superfícies seladoras, duas na parte superior e duas na parte inferior, e normalmente são mais utilizados em sistemas rotativos.
Diferentes materiais para a fabricação dos anéis o’ring
Além da tradicional borracha nitrílica, os anéis o’ring podem ser fabricados a partir de diferentes materiais (compostos), e a sua escolha deve ser feita de acordo com a necessidade de seu equipamento.
Cada material possui suas particularidades, mas os mais utilizados na fabricação deste elemento são:
* NBR: material mais utilizado na fabricação de anéis o’ring, a borracha nitrílica é indicada para vedações em geral;
* Poliuretano: este material é uma espécie de plástico, formado por polímeros termoplásticos, é um bom substituto para borrachas sintéticas ou naturais;
* Viton: este elastômero possui excelente resistência à altas temperaturas, e a ataques químicos;
* Neoprene: possui excepcional resistência à deterioração pelo óleo de petróleo e pelo oxigênio, bem como também é uma ótima opção para equipamentos que entrem em contato com a água salgada; Indicado para gases de refrigeração.
* EPDM: por trabalhar em uma ampla janela de temperatura, pode ser aplicado em geradores de vapor; Possuem boa resistência a intempéries.
* Silicone: Possui boa resistência à altas temperatura e ataques químicos, este material não é indicado para vedação dinâmica pois possui uma baixa resistência mecânica.
Temos a solução ideal para a vedação industrial da sua empresa. Entre em contato com um dos nossos especialistas.
A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.