O que é um Retentor?
Também conhecidos como vedadores de óleo, os retentores são elementos de vedação utilizados para vedar um eixo rotativo, normalmente são formados por um anel metálico para trazer rigidez ao perfil, e uma vedação interna em borracha acoplada à uma mola helicoidal.
QUAL A FUNÇÃO DO RETENTOR?
A função do retentor é assegurar a vedação entre um eixo com movimento rotativo, através da pré carga exercida pela mola no lábio de vedação.
Ele proporciona a vedação em geral de óleos e graxas dentro de uma máquina, ou seja, eles retêm produtos que devem ser contidos no interior de um sistema, bem como barrar a entrada de impurezas do meio externo. Os produtos a serem vedados podem ser pastosos, líquidos ou em forma de gás.
Os retentores admitem pequenos movimentos alternativos ou oscilantes, desde que projetados para vedar tais sistemas.
QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS/PERFIS DE RETENTORES?
Cada modelo segue um padrão para suprir as necessidades das máquinas, e as ações para as quais ela foi projetada.Os perfis /tipos variam de acordo com cada fabricante, existem diversos perfis de retentores, padrões e especiais, com tapa pó ou sem, blindados, com e sem mola.
São classificados pela norma DIN 3760 os retentores radiais industriais e pela norma DIN 3761 os retentores radiais automotivos.
Os perfis/tipos mais utilizados são BR (R5), BRG(R2), BA(A5), BLG(B2PT), B(B5), BAG(A2), BG(B2) entre muitos outros.
B5 (B)
O modelo B-5 (B) é extremamente rígido por possuir dois anéis metálicos, é pouco sensível a erros de montagem, e exige acabamento do alojamento. Devido a sua rigidez, é uma opção para retentor com grandes diâmetros.
A5 (BA)
O modelo A-5 com diâmetro externo de anel metálico é rígido e pouco sensível a erros de montagem, exigindo bom acabamento do alojamento.
R5 (BR)
O modelo R-5 apresenta o anel metálico de borracha, o quelhe permite no diâmetro externo um assento estanque, alémda vantagem de tanto em serviço quando em estoque não sofrer ataques por corrosão, evitando danificações no alojamentoe não exigindo que o alojamento tenha acabamento polido.
B2 (BG) – A2 (BAG) – R2 (BRG)
Os modelos B-2/A-2/R-2 são modelos com guarda-pó, que apresentam excelente desempenhoem sistemas queprecisam de proteção contrasujeira e pó abrasivo do meioambiente.
BLG (B2PT)
O retentor b2pt foi desenvolvido para aplicações onde há cargas térmicas e químicas extremas, funcionamento a seco, lubrificação insuficiente e atendimento às demandas por comportamento isento de aderência. Muito utilizado na Indústria química e máquinas em geral, especialmente em compressores de parafuso. Possui capa metálica em aço inoxidável e lábio de vedação em teflon (PTFE).
Vantagens do Retentor BLG (B2PT)
⦁ Gama especial de aplicações em engenharia mecânica geral e na indústria química;
⦁ Resistência a altas temperaturas;
⦁ Para funcionamento a seco e lubrificação insuficiente;
⦁ Alta resistência química;
⦁ Pressão até 10 Bar;
Confira aqui uma tabela dos perfis/tipos de retentores.
QUAIS AS PRINCIPAIS PARTES DO RETENTOR?
A principal parte de um retentor é o lábio de vedação. Ele é responsável por reter o fluído quando o eixo se encontra na condição estática ou dinâmica.
A mola tem a função de compensar a carga radial que é exercida sobre o eixo.
Uma proteção extra, também conhecida como guarda-pó, que protege a vedação principal contra poeiras, areia, sujeiras etc.
O Inserto metálicoé o que mantém o retentor estruturado no alojamento. Podem ser de aço carbono ou inox, o mais utilizado é o aço carbono. Também podem ser revestidos com borracha ou expostos.
![](https://gaxetas.com.br/wp-content/uploads/2022/10/retentores-300x184.png)
QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS RETENTORES?
Por serem considerados um dos principais vedadores de movimentos rotativos, os retentores são muito utilizados em diversos segmentos, desde o automobilístico até no ramo de eletrodomésticos ou de máquinas e equipamentos industriais.
Aplicações mais utilizadas são em motores de veículos (Aviões, carros, caminhões e navios),transmissões de veículos motores e utilitários (Caixa de câmbio, diferencial, eixos, cubos de rodas), transmissões em equipamentos agrícola e de construção, bombas, redutores, eletrodomésticos, mancais, laminadores e em máquinas e equipamentos industriais em geral.
COMO ESPECIFICIAR O RETENTOR IDEAL?
Para especificarmos o retentor ideal, temos que levar em consideração alguns fatores muito importantes, seguem abaixo.
Pressão:
Quando submetidos a pressões elevadas, o retentor deforma o lábio de vedação, criando uma área maior de contato entre o lábio e o eixo, provocando aumento de atrito e temperatura e, consequentemente, limitando a vida útil do retentor. A maioria dos retentores retém óleo ou graxa de sistemas de lubrificação, onde as pressões elevadas exigem a colocação de um anel de encosto junto ao retentor convencional, proporcionado a esse suporte pressões de até 20 kg/cm2, ou a utilização de um retentor com perfil especial que chega a suportar 30 kg/cm2 de pressão. Para pressões elevadíssimas, recorre-se aos selos mecânicos.
Velocidade Periférica (RPM) do eixo:
O gráfico de velocidade define o material para o lábio de vedação dos retentores convencionais, a partir da velocidade periférica, rotação e diâmetro do eixo a ser vedado. Ele mostra valores básicos, mas existem certos perfis de retentores que apresentam limites de velocidades periféricas e rotações que fogem ao gráfico.
A velocidade periférica é importante na escolha do material para o lábio de vedação,devido à dissipação de calor gerada pelo atrito entre o eixo e o lábio de vedação.
Temperatura:
A temperatura exercida nos ajuda a escolher o composto/material ideal também, a borracha nitrílica(NBR) por exemplo, resiste a uma temperatura entre -40° C e +120°C, o EPDM entre -56°C e 150°C, a borracha fluorada (Viton) entre -26°C e 260°C.
Fluído:
O fluido a ser vedado é importante para determinarmos o composto/material ideal para a aplicação desejada. Existem muitos compostos, alguns tem muita resistência a ataques químicos, outros se destacam mais vedando óleos e por ai vai.
Em relação ao tamanho do retentor, as medidas nominais (Alojamento) são muito importantes, diâmetro do eixo (DI), diâmetro externo e altura.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE GAXETA E RETENTOR?
As gaxetas, normalmente, vedam sistemas alternativos e são fabricadas de apenas um composto, já os retentores, normalmente, vedam sistemas rotativos e na maioria das vezes são fabricados com um composto mais inserto metálico e mola.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE RETENTOR E SELO MECÂNICO?
Os dois elementos de vedação são aplicados em sistemas rotativos, a grande diferença é construtiva. O processo construtivo do retentor é mais simples, por isso ele tem um custo mais baixo do que o selo mecânico. O selo mecânico suporta pressões mais elevadas, em aplicações especiais de refinarias e petroquímicas também se destaca mais que o retentor.
QUAIS OS REQUISITOS IMPORTANTES NA ESCOLHA DO RETENTOR?
Os principais requisitos para a escolha do retentor ideal são a boa vedação, elevada segurança funcional, fácil montagem, baixo atrito, Custo benefício, compatibilidade do material/compostos com o meio fluido, durabilidade.
LUBRIFICAÇÃO DO RETENTOR
Uma boa lubrificação do retentor é muito importante e determinante para sua vida útil,ou para um desgaste menor. O eixo não pode, de maneira nenhuma, girar em seco, então sua lubrificação e a dos lábios do vedante são indispensáveis na hora da montagem. O meio a ser vedado não é só lubrificante, mas também atua como refrigerante para dissipar o calor gerado pelo atrito.
QUAIS OS COMPOSTOS/MATERIAIS MAIS UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE RETENTORES?
Os compostos/materiais mais utilizados na fabricação de retentores são Borracha Nitrílica (NBR), Borracha Fluorada (VITON), EPDM, SILICONE, Borracha Poliacrílica (ACM). Alguns retentores especiais como o BLG(B2PT) são fabricados em Politetrafluoroetileno(PTFE puro ou com carga de bronze, grafite e carbono) com uma parte em Poliacetal (POM)caso seja duplo.
Os retentores de Borracha Nitrílica (NBR) tem uma ótima resistência a óleo e gasolina. Resistência superior a fluidos hidráulicos à base de petróleo. Boa resistência a solventes de hidrocarbonetos. Ótima resistência a alcalis e solventes. Baixa resistência a solventes oxigenados.
Já os retentores de Borracha Fluorada (Viton) fornece excelente resistência a alta temperatura. Excelente resistência a óleo, gasolina, fluidos hidráulicos de petróleo e solventes de hidrocarbonetos. Ótima impermeabilidade a gases e vapores. Ótima resistência a chamas, tempo, oxigênio, ozônio e luz solar. Baixa resistência a solventes oxigenados e à ruptura.
QUAIS OS CUIDADOS PARA ARMAZENAGEM E MANIPULAÇÃO DO RETENTOR?
Desde o processo de fabricação, armazenamento até a instalação propriamente dita, é necessário tomar alguns cuidados para manter a integridade da peça, sem que haja nenhuma irregularidade na vedação futura.
Mas em relação ao armazenamento, o retentor deve ser mantido dentro da embalagem original, e deve ser estocado em ambiente limpo, com temperaturas entre 10 ᵒC e 40 ᵒC, e livre de possíveis contaminações.
Já quando o assunto é o manuseio, deve-se tomar o máximo de cuidado possível para não haja avarias, portanto cuide para não tocar desnecessariamente no lábio de vedação, pois isto pode causar deformações à peça, e consequentemente ao seu funcionamento.
A CGL – Casa das Gaxetas é especialista em vedações industriais, está no mercado desde 1976 e possui certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.