O que é uma Gaxeta

 

Define-se Gaxeta como sendo um anel com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos ou pneumáticos. É denominada de vedador automático, por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do êmbolo.

Geralmente, é desejável que a gaxeta seja feita de um material até certo ponto flexível, de modo que seja capaz de deformar e preencher firmemente o espaço para o qual foi projetado, incluindo pequenas irregularidades.

QUAL A FUNÇÃO DA GAXETA?

A função da gaxeta é vedar sistemas de movimentos alternativos que fogem à capacidade de vedação dos anéis o-rings, com a vantagem de apresentar excelente desempenho e desgaste mínimo pelo fato de a pressão sobre os lábios ser proporcional à pressão do fluído.

As gaxetas são utilizadas para uma variedade de indústrias e aplicações. O principal objetivo de uma vedação industrial é vedar a abertura entre um componente estático e rotativo.

É vital a utilização de vedações de alto desempenho para melhorar a eficiência dos equipamentos, economizando muito dinheiro e custos de energia para as empresas no caso de uma possível avaria.

O uso adequado e profissional de Gaxetas de vedação propicia:

  1. Reduzir a manutenção;
  2. Aumentar o tempo de atividade da máquina;
  3. Melhorar a segurança;
  4. Economizar energia e reduzir os custos totais;

QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DAS GAXETAS?

As gaxetas fazem vedação para sistemas de baixas e altas pressões, dependendo da dureza de seu material, modelo e perfil. São muito utilizadas em cilindros hidráulicos e pneumáticos.

As gaxetas modelos “U” e “L” podem ser adaptadas a sistemas de duplo efeito, mas exigem alojamentos maiores que os vedadores de embolo.

Consegue-se fabricar alguns modelos em couro que são de grande eficiência em sistemas onde as superfícies deslizantes são ásperas.

A seguir algumas indústrias que utilizam gaxetas hidráulicas, pneumáticas ou uma combinação de ambos.

1. Máquinas e Implementos agrícolas

Para atender às altas demandas da época de colheita, é essencial que as máquinas agrícolas funcionem com a máxima eficiência. Além disso, essas máquinas enfrentam exposição diária aos raios UV, condições climáticas flutuantes e contaminação frequente do ambiente. Assim, no reparo e manutenção de equipamentos agrícolas, o uso de vedações de alto desempenho é muito importante para a produtividade e redução de despesas.

2. Metal-Mecânico

As gaxetas são muito utilizadas em máquinas equipamentos industriais. No setor metal mecânico podemos destacar sua utilização em cilindros hidráulicos e pneumáticos também como em prensas.

3. Indústria Automotiva

Os engenheiros preferem as gaxetas pneumáticas, pois são mais silenciosas e limpas, o que pode evitar que qualquer vazamento contamine o ambiente. Materiais absorventes de som, como poliuretano e borracha, são eficazes na obtenção de economias significativas de ar comprimido.

4. Indústria Alimentícia

Gaxetas pneumáticas, vedações energizadas por mola, anéis o-rings, raspadores e anéis guia são usados em máquinas de fabricação e embalagem na indústria alimentícia. No setor alimentício e farmacêutico utiliza-se muito materiais/compostos atóxicos, como NBR FDA , PU-FDA, PTFE e SILICONE para vedar equipamentos que ficam em contato com alimentos.

5. Mineração

A gaxeta hidráulica é amplamente utilizada em máquinas de mineração subterrânea. A segurança é um componente crítico ao lidar com equipamentos de mineração e o uso de peças de alto desempenho são essenciais para garantir que as vedações durem mais que a manutenção programada e que o tempo de inatividade seja reduzido ao mínimo.

 

7. CENTRAIS DE ENERGIA (VENTO/ÁGUA/CARVÃO/NUCLEAR)

Problemas comuns de vedação geralmente incluem o vazamento de juntas ao longo do tempo. Os selos de qualidade são particularmente importantes nessas indústrias para reduzir o risco de vazamentos que causam sérias preocupações de segurança e têm custos significativos associados à correção do problema.

8. EQUIPAMENTO DE MOVIMENTO DE TERRA

Vedações de óleo de alto desempenho e kits de vedação hidráulica são necessários para terraplenagem pesada, escavadeiras, tratores e retroescavadeiras. A indústria de mineração e construção é a maior usuária de vedações de alto desempenho.

9. Industria Naval

De navios comerciais a barcos pessoais, todas as bombas rotativas e sistemas relacionados exigem vedações para funcionar. Para garantir qualidade e confiabilidade.

10. Petróleo e Gás

A alta demanda da indústria de petróleo e gás depende de selos de qualidade para proteger a produtividade e a lucratividade. Vedações de óleo, anéis de vedação e vedações mecânicas feitas de materiais de alta qualidade.

COMO É FEITA A MONTAGEM DAS GAXETAS?

As gaxetas são montadas com os lábios de vedação voltados para o fluido (Área da Pressão) a ser vedado e aconselha-se recobri-los com óleo ou graxa limpa para facilitar a montagem e manter os lábios lubrificados, principalmente para sistemas pneumáticos. Durante a montagem, se as gaxetas precisarem passar sobre roscas, furos radiais, canais etc., será indispensável o uso de dispositivos para evitar danos nos lábios de vedação.

Obs: As gaxetas são montadas com lábios de vedação voltados para o fluído fluido (Área da Pressão).

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GAXETA HIDRÁULICA E GAXETA PNEUMÁTICA?

A principal diferença é que os sistemas hidráulicos usam líquidos como água e óleo para transmitir energia, quando os sistemas pneumáticos usam ar para transmitir energia.

As gaxetas hidráulicas destinam-se ao uso em cilindros hidráulicos e outros tipos de aplicações dinâmicas de alta pressão. As vedações pneumáticas são usadas em válvulas e cilindros pneumáticos para aplicações que exigem pressões operacionais mais baixas.

Certas aplicações também contam com gaxetas hidráulicas e pneumáticas para separar fluidos e gases, respectivamente. No entanto, ambas as vedações podem converter a potência do fluido em movimento linear.

As gaxetas pneumáticas podem ser confundidas facilmente com gaxetas hidráulicas devido ao seu perfil de vedação semelhante. A principal diferença é que as vedações pneumáticas são acionadas usando ar comprimido. O ar das vedações pneumáticas é filtrado para remover contaminantes que possam causar corrosão no cilindro. As vedações pneumáticas são geralmente usadas em aplicações de alta velocidade.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GAXETA E RETENTOR

As gaxetas, normalmente, vedam sistemas alternativos e são fabricadas de apenas um composto, já os retentores, normalmente, vedam sistemas rotativos e na maioria das vezes são fabricados com um composto mais inserto metálico e mola.

O QUE É UMA GAXETA BIDIRECIONAL?

É uma gaxeta que faz a vedação em cilindros hidráulicos ou pneumáticos de duplo efeito (veda para os dois lados).

QUAIS OS MATERIAIS/COMPOSTOS MAIS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE GAXETAS HIDRAULICAS E PNEUMÁTICAS?

Os compostos mais utilizados na fabricação de gaxetas hidráulica e pneumática são a borracha nitrílica (NBR) e o poliuretano (PU), porém também podem ser fabricadas em outros tipos de compostos/materiais como Viton (FPM), Silicone, PTFE, EPDM entre outros. Normalmente, as gaxetas de PU são mais utilizadas em sistemas hidráulicos e a Borracha (NBR) nos sistemas pneumáticos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GAXETASDE BORRACHA (NBR) E GAXETAS DE FPM (VITON)?

As gaxetas fabricadas em borracha (NBR) tem um custo menor e sua resistência a deformação permanente é melhor. Já as gaxetas fabricadas em FPM, conhecido como Viton, suportam uma faixa de temperatura maior, até 210°C em pico podendo chegar a 260°C, enquanto a borracha suporta até 120°C. Outra grande vantagem do Viton é sua excelente resistência a ataques químicos, muito superior a borracha, essas são as principais diferenças.

COMO ESPECIFICAR A GAXETA IDEAL?

A gaxeta ideal para cada aplicação é a que atende as condições de trabalho. Temperatura, pressão, fluido, movimento e características dos equipamentos. Com estas informações conseguimos identificar o perfil/tipo e composto ideal. As medidas nominais em relação ao alojamento mais importantes são Diâmetro Interno x Diâmetro externo x Altura.

QUAL A VIDA ÚTIL DE UMA GAXETA?

A vida útil de uma gaxeta depende de vários fatores. Materiais/compostos utilizados, situação e condição de trabalho do equipamento a ser vedado e também a qualidade da vedação, em relação as propriedades do composto, acabamento da peça e se possui qualquer tipo de defeito como, bolhas ou rasgos nos lábios. O acabamento superficial da haste ou da camisa do equipamento também é importante para a durabilidade do vedante.

QUAIS OS PRINCIPAIS PERFIS DE GAXETAS?

Existem diversos tipos de Perfis/Modelos de Gaxetas, um dos mais utilizados é o perfil “U”, utilizado tanto para sistemas hidráulicos quanto pneumáticos. Perfis utilizando anéis o-rings como energizadores também são bastante utilizados.

O QUE É UMA GAXETA RASPADOR?

É um vedante formado pela junção de um anel raspador com uma gaxeta “U”, formando um conjunto compacto, reduzindo a altura do alojamento. Utilizada em sistemas hidráulico e pneumáticos para vedação de haste.

Abaixo, segue tabelas de gaxetas hidráulicas e pneumáticas, com medidas e perfis padrões de mercado.

Gaxetas Hidráulicas

Gaxetas Pneumáticas

Existem outros perfis/modelos de gaxetas Hidráulicas e Pneumáticas, especiais e sob medida. Clique aqui para visitar o menu das vedações usinadas e visualizar os perfis disponíveis para fabricação.

A CGL Casa das Gaxetas é especializada em vedações industriais, está no mercado desde 1976. Unidade industrial com alta tecnologia e certificação ISO 9001. Entregamos para todo país, faça seu orçamento aqui.

Compartilhar:
WhatsApp - Casa das Gaxetas