Papelões hidráulicos são indicados para fabricação de juntas de vedação utilizadas em flanges de tubulação ou de equipamentos nos mais variados segmentos industriais. São fabricados a base de diversas fibras, cargas reforçantes e outros materiais estáveis a altas temperaturas. Os rígidos critérios dimensionais e de qualidade construtiva conferem aos papelões hidráulicos características que variam conforme a fibra e os elastômeros utilizados em sua composição.
NA1100Fibra de Carbono e NBR
Aplicações e Benefícios:
1082 SANFibra de aramida e elastômero NBR
Aplicações e Benefícios:
NA 1002Fibra de Aramida e NBR
Aplicações e Benefícios:
NA 1060Fibra Aramida e NBR
NA 1085Fibra Aramida e CSM
Aplicações e Benefícios
V25Fibra Inorgânica e Elastômero Sintético
Aplicações e Benefícios:
Cor: vermelha.
NA 1040Fibra Celulose e NBR
Aplicações e Benefícios:
U60 NAFibra Inorgânica e NBR
Aplicações e Benefícios
O papelão hidráulico U60NA foi desenvolvido para ter boa estabilidade e atuar em aplicações com ciclagem térmica. Apresenta performance extremamente elevada nas aplicações de vapor saturado e superaquecido.
Testes de campo comprovaram os resultados encontrados em nossos laboratórios e confirmaram, na prática, o alto desempenho do Papelão Hidráulico U60NA.
Também disponível com Tela Metálica.
NOVOS GRÁFICOS PXT (PRESSÃO X TEMPERATURA)
Após intensivos testes, a TEADIT® introduziu um conceito de Gráficos P x T, baseado nas tabelas de Pressão x Temperatura da norma de flanges ASME B16.5. Os Papelões Hidráulicos Teadit foram testados até o limite de pressão e temperatura para flanges em aço forjado ASTM A105, os mais usados na indústria em geral. Como a maioria dos flanges usados em tubulações e equipamentos segue a Norma ASME B16.5, um Papelão Hidráulico deve ser capaz de ser usado em uma determinada classe de flange até o seu valor máximo de pressão e temperatura. Os gráficos P x T tradicionais não atendem este requisito.
Para valores elevados de temperatura, a pressão máxima re-comendada é muito baixa. Os novos gráficos P x T TEADIT® seguem os valores máximos de pressão e temperatura para uma Classe de Pressão de flanges, como tabelado na Norma ASME B16.5. Por exemplo, no grafico NA1002, a curva do papelão segue os valores recomendados para flanges forjados ASTM A105 Classe 300 psi até 240C, que é sua temperatura máxima de trabalho em serviço contínuo.
MODO DE EMPREGO DAS CURVAS P X T
Verificar onde as variáveis Pressão x Temperatura máxima da aplicação se localizam no gráfico.
- Se cair na área verde, o material pode ser aplicado, com segurança. Nesta hipótese, verificar se as demais condições da aplicação são compatíveis com o Papelão Hidráulico que está sendo especificado.
- Se cair na área amarela, consultar a Engenharia de Aplicação TEADIT®.
- Se cair fora das áreas verde e amarela, um outro produto deve ser analisado. Por exemplo, uma junta metálica, Tealon, Graflex, etc.
ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS
Para especificar o material do Papelão Hidráulico deve-se analisar, além da curva P x T, as condições de aplicação, de modo a que se possa definir qual o tipo de junta a ser especificada. Dentro dessas condições, deve-se levar em conta, prioritariamente:
Compatibilidade Química
Verificar se o material do Papelão Hidráulico é compatível quimicamente com o fluido a ser vedado. Para isto, consulte as Tabelas de Compatibilidade Química do Produto pelo qual estiver optando.
Tipo e Acabamento dos Flanges
Definido resumidamente na Tabela de Acabamento, ao lado. Para maiores detalhes, consulte o livro Juntas Industriais, 6ª Edição, de autoria de J.C.Veiga / TEADIT®
Acabamento da superfície de vedação dos flanges (Ra) | ||
---|---|---|
Junta Recomendada | µm | µpol |
Junta Cortada = 1/16″ | 3.2 a 6.4 | 125 a 250 |
Junta Cortada > 1/16″ | 3.2 a 13 | 125 a 500 |